Costelinha

Costelinha de porco é uma carne que adoro, desde que bem preparada. Se não estiver bem temperada e bem cozida eu nem arrisco, porque fica com gosto do cheiro de porco vivo. Sim, sou dessas que sente gosto de cheiro...
Depois de vários testes, cheguei ao tempero perfeito para meu paladar, que deixa a carne super saborosa e com uma linda aparência.



1 kg de costelinha de porco cortada
5 dentes de alho
2 colheres (sopa) de mel
2 colheres (sopa) de vinagre
1 pitada generosa de pimenta do reino
1 pitada de cominho
3 folhas de louro
1 colher (chá) de páprica doce
Sal a gosto

Coloque todos os ingredientes em um recipiente, misture bem e deixe marinar por umas duas horas. Se quiser deixar mais é ainda melhor.
Em uma panela de pressão, coloque um fio de óleo, espere esquentar e despeje a costelinha, deixe fritar e vá mexendo. Quando começar a grudar o fundinho regue com um pouquinho de água fervendo, para soltar a borra, deixe secar novamente, jogue mais um pouquinho de água. Faça isso uma 4 vezes, depois coloque uma quantidade maior de água(1 e 1/2 xícara, aproximadamente), feche a panela e quando pegar pressão conte 15 minutos e desligue. Tire a pressão, coloque em fogo alto e deixe o líquido secar.
Ela fica molinha e apetitosa!

Observações:

- A pitada do cominho é a seu gosto, eu uso bem pouquinho porque é um tempero que domina a comida. Mas alguns lugares, como em Recife, eles gostam de usar bastante, então vai de cada pessoa mesmo;

- Para churrasco tempero ela da mesma forma;

- Gosto de tirar as folhar de louro quando levo a carne ao fogo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário