Pescoço de peru com milho

Preconceito é algo muito prejudicial a nossas vidas em todos os âmbitos, inclusive no culinário.
Há alguns anos o marido voltou de viagem contando que foi a um restaurante super sofisticado com um amigo e comeram pescoço de peru. Ele se surpreendeu com o sabor, adorou. Eu, de cara falei que jamais comeria, já que não gosto de peru, detesto pescoço de frango e acho o aspecto horrível.
Até o dia que fui à casa de um casal de amigos e a Gil, uma querida amiga e cozinheira de mão cheia, chegou com o panelão do tira gosto da noite, ao abrir a tampa me deparo com pescoço de peru e milho. Logo pensei: calma Renata, você disfarça e só come o milho!
Mas, ao ouvir tantos elogios e todos repetindo o prato, resolví experimentar "só um pedacinho", que acabou me fazendo cometer gulodice, de tão bom que estava.
Outro dia observei a Gil preparando o prato, resolví reproduzí-lo e virou um dos pratos prediletos para acompanhar uma cervelinha gelada.
 
 
1Kg de pescoço de peru
1 cebola grande picada
1 pimentão verde picado
1 tomate sem sementes picado
1 linguiça calabresa picada
100g de bacon picado
5 dentes de alho espremidos
1 pimenta dedo de moça picada (eu retiro metade das sementes, para não ficar muito ardido)
1 colher (chá) de colorau
Sal a gosto
Cheiro verde
3 espigas de milho verde cortadas em 4 partes (cozinhe separado em água e sal)
 
Limpe o pescoço de peru retirando a gordura, salpique sal e reserve.
Em uma panela de pressão frite o bacon e a calabresa em 1 fio de óleo, junte a cebola, refogue, acrescente o alho, depois o pimentão, a pimenta, refogue mais um pouco e coloque o pescoço de peru na panela, deixe ele refogar bem, dar uma pré cozida. Quando ele tiver fritado um pouco e soltado água, junte o tomate, o colorau, acerte o sal e, se necessário, coloque mais água para poder cozinhar e tampe a panela. Quando pegar pressão, conte 30 minutos. Abra a panela, coloque o milho já cozido e deixe ferver um pouco para engrossar o molho e pegar gosto no milho. Salpique cheiro verde e sirva.
 
Para acompanhar como tira gosto, pãozinho francês.
Para acompanhar como refeição, arroz branco, polenta ou purê.


Um comentário:

  1. Aki em Rio Acima-MG chamamos de Pescoço Jeca, pode ser feito com carne de panela ou frango caipira, Trem Bão Uai...

    ResponderExcluir